Carrefour DIVULGA NOTA esclarecendo a situação sobre a “qualidade” da carne brasileira
O Grupo Carrefour afirmou nesta terça-feira (26) que reconhece a “alta qualidade” das carnes provenientes de frigoríficos brasileiros. Para as operações da rede de supermercados no Brasil, a empresa reforçou que continuará priorizando, em 2024, o abastecimento com carnes de origem nacional.
A assessoria de imprensa do Carrefour divulgou uma nota em que lamenta que sua comunicação tenha sido interpretada como “um questionamento à parceria com a agricultura brasileira ou como uma crítica a ela”.
A rede de supermercados enfrenta atualmente boicotes de frigoríficos brasileiros após declarações do CEO Alexandre Bompard. Em uma carta enviada a um sindicato agrícola francês, Bompard afirmou que o Carrefour na França deixará de comprar carne do Mercosul, alegando que os produtos do bloco não atendem às “exigências e normas” do mercado francês.
Na carta, Bompard ressaltou ter ouvido o “desespero e a indignação dos agricultores franceses diante do acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul, além do risco de inundação do mercado com carne que não cumpre as normas exigidas”.
Essa decisão ocorre em meio a intensos protestos do setor agrícola francês, que critica o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia por considerar que ele prejudicará a competitividade dos produtos europeus.
Para a operação na França, o Carrefour reforçou que continuará adquirindo a maior parte da carne de produtores franceses. A empresa destacou que essa prática já faz parte de sua estratégia, posicionando-se como o “principal parceiro da agricultura francesa” e reafirmando seu compromisso com os agricultores locais em 2024.
Carrefour DIVULGA NOTA esclarecendo a situação sobre a “qualidade” da carne brasileira
“Compramos quase exclusivamente a nossa carne francesa na França e continuaremos a fazê-lo. A decisão do Carrefour França não pretende alterar as regras de um mercado francês já amplamente estruturado em torno das suas cadeias de abastecimento locais”, diz a nota.
O Carrefour declarou que, em 2024, continuará assegurando aos agricultores franceses, que enfrentam uma crise severa, o compromisso com a sustentabilidade de seu apoio e a manutenção de suas compras locais.
‘Orgulho’ de ser parceiro do Brasil
Em sua nota oficial, o Carrefour destacou seu “orgulho de ser o principal parceiro e promotor histórico da agricultura brasileira”. A empresa reforçou que conhece “como ninguém os altos padrões atendidos pela carne brasileira, sua qualidade superior e seu sabor inigualável”.
Continuaremos a promover os setores agrícolas brasileiros como temos feito no Brasil há quase 50 anos. Através do nosso desenvolvimento, contribuímos para o desenvolvimento dos produtores agrícolas brasileiros, numa lógica que sempre foi a da parceria construtiva.
O Carrefour ressaltou que nunca colocou a agricultura francesa em oposição à brasileira. Em sua declaração, afirmou: “Nossos dois países, que consideramos como nossos lares, compartilham o amor pela terra, pela cultura e pela boa gastronomia.”